CAVALGADAS O município de Saltinho, juntamente com municípios visinhos, mantém dois eventos tradicionalistas: “Cavalgada Rota dos Safristas” e “Cavalgada da Semana Farroupilha”. CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO ROTA DOS SAFRISTAS Acontece a cada dois anos, geralmente no mês de Junho, sendo organizada pela Gerência de Cultura, com apoio do CTG Rancho de Chão. OBJETIVOS: A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Saltinho, procura com esta ação, RESGATAR a memória de uma importante página da História de Saltinho que vem perdendo-se com o passar dos tempos. A Cavalgada da Integração na rota dos safristas procura também REVIVER a luta árdua dos pioneiros que desbravaram o sertão deste território a fio de machado, introduzindo a Suinocultura na região no sistema de SAFRA. Com esta ação, procuramos também DIVULGAR através dos Arquivos Vivos(Pessoas) que vivenciaram este período da História, para as novas gerações, como foram os primeiros tempos do desenvolvimento econômico de Saltinho e os costumes da sociedade da época. HISTÓRICO: A safra foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos pioneiros, em grande parte do território de Saltinho. O Safrista (Dono da Safra), era aquele que muitas vezes proprietário da terra, ou posseiro, ajudado por peões, derrubava a mata vigem. Alguns safristas mais abastados mandavam derrubar a mata através de empreiteiros. Após a mata cortada secar, era ateado fogo na roça. Em seguida plantava-se milho e quando a planta estava com os grãos em fase de maturação era solta a tropa(vara) de suínos para comer a roça de milho. Meses depois, após comer todo o milho, os suínos estavam gordos e eram tocados até cidades como: Campo Erê, Clevelândia, Pato Branco, Vitorino, Pinhalzinho, Saudades, São Carlos, e outras para serem comercializados. Durante o período de engorda a safra era cuidada por um peão, que ficou conhecido como “paioleiro”. O que cuidava dos porcos e dava sal. Entre os principais safristas da época é que surgiram as maiores propriedades de terras nas décadas de 1960 e 1970, neste município e região. CAVALGADA DA SEMANA FARROUPILHA Acontece anualmente no mês de Setembro, na semana farroupilha. É organizada pelo CTG Rancho de Chão, de Vila Marafon. Objetivando o resgate das tradições gaúchas.